A História da Paróquia

A Igreja Paroquial de Nossa Senhora do Livramento apresenta duas teses diferentes no que concerne à altura da sua construção.
Segundo reza a história, houve uma família inglesa que, sendo perseguida pela Rainha Vitória, fugiu do país e instalou-se, na ilha de São Miguel, Açores, no lugar do Livramento. Tão reconhecida ficou a referida família por se encontrar em lugar seguro e livre que, em sinal de agradecimento, mandou construir uma ermida dedicada a Nossa Senhora do Livramento. Da evocação da ermida derivaria o nome desta localidade.

Sabemos no entanto que a ermida foi fundada muito tempo antes – por volta de 1632 por Manuel Alvares Lordelo, conforme lápide tumular do fundador da capela do Livramento. Aliás, a localidade do Livramento foi elevada a curato já em 1727, sendo a igreja primitiva inaugurada em 1729, conforme frontispício do tempo reconstruído.

A primitiva ermida deveria ser bastante pequena. No entanto, a população do Livramento foi aumentando gradualmente, de tal modo que a antiga Ermida de Nossa Senhora do Livramento, embora tenha ganho o estatuto de Igreja Paroquial, se tornou demasiado exígua para acolher os inúmeros crentes que a frequentavam.

Assim na década de 1960, por ação do Reverendo Domingos da Silva Costa, procedeu-se às últimas alterações que ao longo dos anos, fizeram com houvesse a ampliação da igreja, a introdução de um nova torre do lado norte e a modificação total do seu interior.

A Paróquia do Livramento esteve integrada na ouvidoria de Ponta Delgada até ser criada a ouvidoria da Lagoa, na qual está presentemente inserida.

Paróquia de Nossa Senhora do Livramento
Rua Padre Domingos da Silva Costa, s/n
9500-617 - Livramento (Ponta Delgada)